SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Teacher literacy practices in an enterprise with mathematical tasksThe geometric quadrant as a trigger of learning in the interface between history and teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BUFFON, Alessandra Daniela; NEVES, Marcos César Danhoni  and  PEREIRA, Ricardo Francisco. O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22006.  Epub Apr 06, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220006.

Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que estão inseridos. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: na percepção dos professores da Educação Básica, como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo discutir o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção dos professores. Para responder esse questionamento, o estudo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa fenomenológica. Os resultados apontam para um ensino simplista com diferentes falhas nas distintas esferas educacionais, formando um grande aglomerado de problemas. Assim sendo, o Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental ainda tem muitos obstáculos a serem superados a fim de oportunizar um ensino de qualidade para os educandos.

Keywords : Ensino de astronomia; Formação de professores; Ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )