SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Práticas de letramento docente em um empreendimento com tarefas matemáticasO quadrante geométrico na situação desencadeadora de aprendizagem sob uma interface entre história e ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BUFFON, Alessandra Daniela; NEVES, Marcos César Danhoni  e  PEREIRA, Ricardo Francisco. O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22006.  Epub 06-Abr-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220006.

Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que estão inseridos. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: na percepção dos professores da Educação Básica, como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo discutir o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção dos professores. Para responder esse questionamento, o estudo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa fenomenológica. Os resultados apontam para um ensino simplista com diferentes falhas nas distintas esferas educacionais, formando um grande aglomerado de problemas. Assim sendo, o Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental ainda tem muitos obstáculos a serem superados a fim de oportunizar um ensino de qualidade para os educandos.

Palavras-chave : Ensino de astronomia; Formação de professores; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )