SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Astronomy teaching in the final years of elementary school: a phenomenological approachThe problem of group 3 in the Periodic Table: teaching it through argumentation and scientific explanation: part I author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

DIAS, Marisa da Silva  and  SILVA, Ana Paula Minhano da. O quadrante geométrico na situação desencadeadora de aprendizagem sob uma interface entre história e ensino. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22008.  Epub Apr 06, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220008.

O objetivo da pesquisa a que se refere este artigo é investigar o movimento de conceitos na aprendizagem da matemática, durante uma atividade didática, elaborada com base no contexto histórico do instrumento de medida quadrante geométrico. Fundamentada em uma interface entre a história e ensino de matemática e a Atividade Orientadora de Ensino, o resultado constituiu-se de determinada situação desencadeadora de aprendizagem, como forma de organizar o ensino e a aprendizagem de uma turma de 9o ano do ensino fundamental, capaz de explicitar o processo de significação dos conceitos matemáticos contextualizados no ofício do praticante de matemática do século XVI e outros aspectos da época, como as grandes navegações, os modos de produção material e intelectual, a prática militar e os instrumentos de medida. As ações desenvolvidas permitiram um diálogo entre história e ensino, no movimento dos conceitos matemáticos, como razão, proporção, semelhança de figuras planas, reta oblíqua, figuras geométricas e medida.

Keywords : Ensino de matemática; História da matemática; Instrumento de medida; Atividade orientadora de ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )