SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológicaEl problema del grupo 3 de la Tabla Periódica: su enseñanza mediante la argumentación y la explicación científica: primera parte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

DIAS, Marisa da Silva  e  SILVA, Ana Paula Minhano da. O quadrante geométrico na situação desencadeadora de aprendizagem sob uma interface entre história e ensino. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22008.  Epub 06-Abr-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220008.

O objetivo da pesquisa a que se refere este artigo é investigar o movimento de conceitos na aprendizagem da matemática, durante uma atividade didática, elaborada com base no contexto histórico do instrumento de medida quadrante geométrico. Fundamentada em uma interface entre a história e ensino de matemática e a Atividade Orientadora de Ensino, o resultado constituiu-se de determinada situação desencadeadora de aprendizagem, como forma de organizar o ensino e a aprendizagem de uma turma de 9o ano do ensino fundamental, capaz de explicitar o processo de significação dos conceitos matemáticos contextualizados no ofício do praticante de matemática do século XVI e outros aspectos da época, como as grandes navegações, os modos de produção material e intelectual, a prática militar e os instrumentos de medida. As ações desenvolvidas permitiram um diálogo entre história e ensino, no movimento dos conceitos matemáticos, como razão, proporção, semelhança de figuras planas, reta oblíqua, figuras geométricas e medida.

Palavras-chave : Ensino de matemática; História da matemática; Instrumento de medida; Atividade orientadora de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )