SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The problem of group 3 in the Periodic Table: teaching it through argumentation and scientific explanation: part IIEvolution as the cornerstone of biology: a course for undergraduates and postgraduates in biological sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FELIPE, Natali Angela; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da  and  BASNIAK, Maria Ivete. Significado atribuído aos números inteiros e suas operações por estudantes com deficiência visual: intervenções com material didático manipulável alicerçado em nexos conceituais. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22009.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220009.

Esta pesquisa investigou significados atribuídos aos números inteiros e suas operações nas intervenções com o material Soroban dos Inteiros. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa intervenção como abordagem de pesquisa e a análise qualitativa das intervenções, que ocorreram separadamente, ambas no Atendimento Educacional Especializado, com uma estudante cega e um estudante com baixa visão, alunos de escolas regulares. Os resultados indicaram que o Soroban dos Inteiros, tendo alicerces nos nexos conceituais da civilização chinesa, juntamente às tarefas para seu uso e manipulação, possibilitou a observação das transformações da natureza das quantidades nas operações em movimentos opostos. O estudo concluiu que os significados atribuídos pelos estudantes foram: compreensão de quantidades negativas como faltas, e significados operatórios de que adicionar um número negativo equivale a subtrair, e subtrair um número negativo equivale a adicionar e, por consequência desta compreensão, houve atribuição de sentido e validação da regra de sinais para a multiplicação de números inteiros.

Keywords : Ensino de matemática; Nexos conceituais; Material didático manipulável; Deficiência visual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )