SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Meaning attributed to integer numbers and their operations by students with visual impairment: interventions with manipulable didactic material grounded in conceptual nexusTesting the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ARAUJO, Leonardo Augusto Luvison. Evolução como eixo central da biologia: um curso para graduandos e pós-graduandos em ciências biológicas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22010.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220010.

A importância da evolução como um eixo central da biologia é reconhecida por muitos autores. Este estudo descreve um curso voltado para esse fim, destinado à formação continuada de estudantes de biologia e professores. Pretendemos avaliar e comparar as respostas dos alunos antes e depois do curso através de um questionário de pesquisa desenvolvido e validado para as finalidades desta pesquisa. Os participantes são alunos de graduação e de pós-graduação em biologia de universidades públicas e privadas do sul do Brasil. Como nossos resultados indicam, os alunos de todos os níveis de formação em biologia se beneficiam de uma abordagem de ensino que trata a evolução como um eixo central do ensino de biologia. As comparações pré e pós-curso mostram que o nível de formação em biologia não indica um amplo conhecimento evolutivo e esta pode ser uma das principais vantagens de uma abordagem multidisciplinar no ensino da evolução.

Keywords : Ensino de biologia; Evolução; Formação continuada de professores; Multidisciplinaridade; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )