SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Evolution as the cornerstone of biology: a course for undergraduates and postgraduates in biological sciencesThe historical evolution of interaction between the reader and the Science textbook in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; AGOSTINI, Gabriela  and  MASSI, Luciana. Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22011.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220011.

O Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo.

Keywords : Bolsa de pesquisa; Produção científica; Política educacional; Área de conhecimento; Órgão de fomento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )