SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Evolução como eixo central da biologia: um curso para graduandos e pós-graduandos em ciências biológicasA evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; AGOSTINI, Gabriela  e  MASSI, Luciana. Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22011.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220011.

O Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo.

Palavras-chave : Bolsa de pesquisa; Produção científica; Política educacional; Área de conhecimento; Órgão de fomento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )