SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividadeDuas décadas de aprendizado no Projeto Geo-Escola: uma jornada para inserir Geociências nas escolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira  e  MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22012.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220012.

O artigo se propõe a analisar a evolução da interação entre o leitor e livro didático, a partir dos reflexos advindos das relações entre o contexto histórico e o ensino de ciências e se pautou em dois eixos investigativos. Acerca do primeiro eixo investigativo, identificamos três perspectivas temporais de interação entre o leitor e o livro didático: imagens e texto, inclusão de estímulo da vivência científica do aluno por meio do método científico e, a partir do advento da internet, a instigação à atividade externa ao livro didático. Quanto ao segundo eixo, confirmamos que as relações advindas de cada conjuntura temporal foram inclusas nos textos dos livros e manuais analisados, em termos de perspectivas de interação entre o leitor e o material didático. Enfim, notamos que as interações entre leitor e livro didático encontram-se atreladas aos contextos histórico, social e político de cada época.

Palavras-chave : Ensino de ciências; História da educação; Livro didático; Interação leitor-texto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )