SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no BrasilVisão profissional de estudantes de Pedagogia na análise de episódios de aula de matemática na perspectiva do ensino exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CARNEIRO, Celso Dal Ré; BARBOSA, Ronaldo; AMENDOLA, Danilo Furlan  e  BARBOSA, Isabella Nogueira Bittar de Castilho. Duas décadas de aprendizado no Projeto Geo-Escola: uma jornada para inserir Geociências nas escolas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22007.  Epub 19-Maio-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220007.

Desde 2000 o projeto Geo-Escola reúne módulos regionais interdisciplinares que produzem, aplicam e avaliam material didático digital, buscando promover insights de inovação nos docentes. Em 20 anos, apesar da mudança radical da tecnologia e do acesso a ela, consolidouse um modelo de cooperação escola-universidade que envolve cuidadosa seleção de tópicos, temas e recursos didáticos. Identificaram-se questões metodológicas significativas e ao menos um impasse: o ensino escolar não obteve ganhos em inovação, apesar do pesado investimento em equipamentos e softwares. Este artigo analisa sucessos e insucessos, erros e acertos do projeto, cujo material experimental explora o potencial cognitivo das Ciências da Terra, inspirando docentes de educação básica a explorar o raciocínio geológico e os conceitos das Geociências para melhorar o desempenho e contextualizar o aprendizado. Os módulos em andamento exploram abordagens novas, revelando o principal benefício da iniciativa: explorar Geociências a partir da realidade local e, assim, despertar o interesse dos estudantes e da comunidade.

Palavras-chave : Ensino de Geociências; Educação básica; Didática; Base nacional comum curricular.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )