SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Women, mathematics and the curriculum proposal of "first letters schools": a perspective of Habermas’ discursive ethicsHistory of Science in teaching from a cultural perspective: revisiting some principles from the global South views author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

JANERINE, Aline de Souza  and  QUADROS, Ana Luiza de. O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22017.  Epub May 19, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220017.

O debate em torno da formação de professores de Ciências tem alertado para uma tendência de recém-formados usarem, prioritariamente, uma prática baseada na transmissão/recepção de informações, sem conferir a devida atenção ao processo de significação dessas informações. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a contribuição de uma experiência docente na configuração das formas identitárias e na superação do modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Para isso, promoveu-se um processo reflexivo sobre a prática do ensino baseado no contexto, a partir de um grupo de professores de Química em formação. Com isso, ocorreram momentos de crise e de redefinição das práticas docentes, favorecendo aos participantes a constituição de novas formas identitárias relacionadas à docência.

Keywords : Ensino de química; Identidade profissional; Formação de professores; Prática docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )