SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Mulheres, matemática e a proposta curricular das "escolas de primeiras letras": uma perspectiva da ética discursiva habermasianaHistória da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

JANERINE, Aline de Souza  e  QUADROS, Ana Luiza de. O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22017.  Epub 19-Maio-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220017.

O debate em torno da formação de professores de Ciências tem alertado para uma tendência de recém-formados usarem, prioritariamente, uma prática baseada na transmissão/recepção de informações, sem conferir a devida atenção ao processo de significação dessas informações. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a contribuição de uma experiência docente na configuração das formas identitárias e na superação do modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Para isso, promoveu-se um processo reflexivo sobre a prática do ensino baseado no contexto, a partir de um grupo de professores de Química em formação. Com isso, ocorreram momentos de crise e de redefinição das práticas docentes, favorecendo aos participantes a constituição de novas formas identitárias relacionadas à docência.

Palavras-chave : Ensino de química; Identidade profissional; Formação de professores; Prática docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )