SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docênciaA pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

GUERRA, Andreia  e  MOURA, Cristiano Barbosa de. História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22018.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220018.

As potencialidades da História da Ciência para a educação em ciências são discutidas desde meados do século XX e abordagens históricas são defendidas como possibilidades para humanizar e contextualizar o ensino sobre ciências. Entretanto, estudos recentes nos levam a problematizar os sentidos atribuídos à humanização e contextualização nessa literatura. Com vistas a contribuir para o debate sobre o que significam humanização e contextualização no ensino de ciências, a partir de abordagens históricas, apresentamos um estudo teórico sobre a educação científica e sua relação com a História da Ciência. A partir da discussão das relações entre História da Ciência e Ensino e de estudos desenvolvidos por Boaventura de Souza Santos, destacam-se outras possibilidades de entendimento sobre humanização e contextualização no ensino sobre as ciências em escolas do Sul Global, defendendo a História Cultural da Ciência como possibilidade historiográfica para trilhar tal caminho.

Palavras-chave : História da ciência; Humanização; Ensino de ciências; Contextualização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )