SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28History of Science in teaching from a cultural perspective: revisiting some principles from the global South viewsPerceptions of Chemistry undergraduates about the planning and execution of experimental lessons in the context of the supervised internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ORQUIZA, Liliam Maria; GARCIA, Laura Sánchez; ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria  and  CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22019.  Epub June 01, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220019.

Enquanto a pesquisa-ação busca a transformação de uma realidade tal como ela é, a popularização da ciência visa inserir os cidadãos em um processo decisório e participativo, retirando-os da situação de usuários compulsórios dos produtos da ciência e tecnologia, passivos e invisibilizados. A tese defendida neste ensaio é a de que a pesquisa-ação pode colaborar com a popularização da ciência, de modo que haja apropriação do conhecimento pelos participantes não cientistas e haja, também, uma mudança de sujeitos passivos para sujeitos críticos e de agentes individuais para agentes sociais. A partir de uma metodologia de natureza reflexiva, interpretativa e crítica da realidade estudada, a conclusão é que todos aqueles envolvidos com a ciência devem considerar a utilização mais frequente da pesquisa-ação em suas práticas de extensão e pesquisa. Esta parece ser a chave para quem busca uma ciência democrática e inclusiva.

Keywords : Divulgação científica; Pesquisa-ação; Metodologia da pesquisa; Inclusão social; Educação como ação política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )