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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ORQUIZA, Liliam Maria; GARCIA, Laura Sánchez; ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria  e  CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22019.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220019.

Enquanto a pesquisa-ação busca a transformação de uma realidade tal como ela é, a popularização da ciência visa inserir os cidadãos em um processo decisório e participativo, retirando-os da situação de usuários compulsórios dos produtos da ciência e tecnologia, passivos e invisibilizados. A tese defendida neste ensaio é a de que a pesquisa-ação pode colaborar com a popularização da ciência, de modo que haja apropriação do conhecimento pelos participantes não cientistas e haja, também, uma mudança de sujeitos passivos para sujeitos críticos e de agentes individuais para agentes sociais. A partir de uma metodologia de natureza reflexiva, interpretativa e crítica da realidade estudada, a conclusão é que todos aqueles envolvidos com a ciência devem considerar a utilização mais frequente da pesquisa-ação em suas práticas de extensão e pesquisa. Esta parece ser a chave para quem busca uma ciência democrática e inclusiva.

Palavras-chave : Divulgação científica; Pesquisa-ação; Metodologia da pesquisa; Inclusão social; Educação como ação política.

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