SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciênciaPropuesta didáctica desde la metacognición y análisis de meta-habilidades para pensar las fallas en el aprendizaje de Síntesis de Proteínas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, Andriele Coraiola de; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias  e  ASSAI, Natany Dayani de Souza. Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22020.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220020.

presente estudo busca investigar as percepções de licenciandos em Química acerca do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do Estágio Supervisionado. Os dados da pesquisa foram analisados à luz da Matriz do Professor M(P), instrumento que permite o estudo das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo, o ensino e a aprendizagem. Mediante o processo analítico, identificou-se a presença de unidades de análise em todos os setores da M(P) e as percepções das duplas foram semelhantes, focadas em uma perspectiva mais epistêmica e na gestão do ensino, com exceção da fase de execução da dupla D2. Observamos que as ações dos licenciandos no planejamento e na execução foram afetadas pelas relações com o professor formador, o contexto escolar e/ou com a atividade experimental. Entendemos que o estudo pode contribuir para as disciplinas de Estágio Supervisionado como uma possível forma de orientar na condução da prática de futuros professores.

Palavras-chave : Ensino de química; Aulas experimentais; Formação inicial do professor; Estágio supervisionado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )