SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Propuesta didáctica desde la metacognición y análisis de meta-habilidades para pensar las fallas en el aprendizaje de Síntesis de ProteínasUma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PROENCA, Mariana de Souza  e  DAL-FARRA, Rossano André. Práticas educativas e dificuldade de estudantes na identificação de espécies nativas e exóticas em escolas do sul do Brasil. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22022.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220022.

A crescente urbanização e a destruição dos biomas distanciaram os seres humanos das espécies nativas, demandando uma maior preocupação com os ecossistemas locais. O presente estudo objetivou analisar o conhecimento de estudantes de escolas públicas localizadas no sul do Brasil sobre espécies nativas e exóticas, biomas e biodiversidade e as dificuldades que eles atribuíram para definições dessa natureza. As atividades de pesquisa incluíram exposição dialogada, pesquisa de campo e questionários. Os dados foram analisados com teste de Qui-Quadrado, Teste Exato de Fisher, Teste Binomial, Correlação de Spearman e Análise de Conteúdo, compondo uma Pesquisa com Métodos Mistos. Os estudantes do Ensino Fundamental apresentaram mais problemas com as definições e atribuíram índices maiores de dificuldade do que os do Ensino Médio. Espécies nativas e biodiversidade foram definidas mais corretamente do que espécies exóticas e biomas. Além disso, os estudantes fizeram uma associação entre ‘nativo’ e ‘conhecido/comum’ e entre ‘exótico’ e 'desconhecido/raro/estranho'.

Palavras-chave : Ensino fundamental; Ensino médio; Ensino de biologia; Espécies nativas; Espécies exóticas; Biodiversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )