SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Práticas educativas e dificuldade de estudantes na identificação de espécies nativas e exóticas em escolas do sul do BrasilA reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SOUZA, Juliana Brandão de  y  DIAS, Viviane Borges. Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22023.  Epub 28-Jul-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220023.

Este trabalho objetivou caracterizar um recorte da dissertação de uma das autoras sobre as contribuições do curso de formação de professores de Ciências e Biologia, para a construção da Identidade Docente dos licenciandos, com ênfase nas oportunidades de iniciação à docência, ainda durante a formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em artigos sobre o PIBID que envolvem alunos do curso de ciências biológicas ou em conjunto com licenciandos de outros cursos. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento da Identidade Docente dos licenciandos. Entretanto, foram constatados limites e contradições, entre eles, a qualidade do acompanhamento e aperfeiçoamento de algumas práticas desenvolvidas durante o Programa, a necessidade de expansão da oportunidade aos demais licenciandos, além dos questionamentos sobre a necessidade de agregar na configuração curricular dos cursos de licenciatura as oportunidades desenvolvidas durante o PIBID.

Palabras clave : Ensino de biologia; Formação de professores; Identidade docente; Revisão bibliográfica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )