SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A bibliographical review on the construction of teaching identity in the Institutional Program for Teaching Initiation Grants in the pre-service training of Science and Biology teachersThe Moon in the classroom: investigating epistemic practices in Astronomy teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ARAUJO, Rafaela Lebrego  and  GONCALVES, Terezinha Valim Oliver. A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22024.  Epub July 28, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220024.

Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, na qual discutimos o processo de reflexão sobre a docência de uma professora formadora de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública brasileira. Nossa intencionalidade investigativa pode ser expressa pela pergunta: em que termos uma professora de curso superior reflete em sua ação docente como formadora de professores de Biologia, olhando para si e seus alunos? Problematizamos experiências que, por meio da reflexão, foram analisadas, objetivando conhecer para compreender movimentos formativos realizados no sentido da formação de professores, ao mesmo tempo em que investigamos o processo de formação contínua. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Inferimos que a reflexão sobre a prática impele a um desenvolvimento profissional contínuo; a professora formadora realiza movimentos formativos, a partir do que sabe, conhece e se permite conhecer, no sentido da formação inicial de professores.

Keywords : Ensino de biologia; Reflexão; Formação de professores; Experiência docente; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )