SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e BiologiaA Lua na sala de aula: investigando práticas epistêmicas no ensino de Astronomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ARAUJO, Rafaela Lebrego  e  GONCALVES, Terezinha Valim Oliver. A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22024.  Epub 28-Jul-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220024.

Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, na qual discutimos o processo de reflexão sobre a docência de uma professora formadora de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública brasileira. Nossa intencionalidade investigativa pode ser expressa pela pergunta: em que termos uma professora de curso superior reflete em sua ação docente como formadora de professores de Biologia, olhando para si e seus alunos? Problematizamos experiências que, por meio da reflexão, foram analisadas, objetivando conhecer para compreender movimentos formativos realizados no sentido da formação de professores, ao mesmo tempo em que investigamos o processo de formação contínua. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Inferimos que a reflexão sobre a prática impele a um desenvolvimento profissional contínuo; a professora formadora realiza movimentos formativos, a partir do que sabe, conhece e se permite conhecer, no sentido da formação inicial de professores.

Palavras-chave : Ensino de biologia; Reflexão; Formação de professores; Experiência docente; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )