SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Reflection and continuing education: reports by a teacher trainerContributions of educational practice with Geogebra software for male and female mathematics teachers in the early grades of Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MENEZES, Vitor Martins  and  SESSA, Patricia da Silva. A Lua na sala de aula: investigando práticas epistêmicas no ensino de Astronomia. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22025.  Epub July 28, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220025.

Alicerçado nos campos teóricos do ensino de astronomia e das práticas epistêmicas, o presente trabalho tem, por objetivos, identificar as práticas epistêmicas mobilizadas pelos estudantes em aulas sobre as fases da Lua e compreender a relação entre estas práticas e as atividades principais desenvolvidas nas aulas de Ciências. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática, cujo pressuposto teórico está na Alfabetização Científica, junto a treze estudantes do 8º ano de uma escola. A coleta de dados consiste nas interações entre os sujeitos, registradas por áudio e vídeo, e no registro das atividades realizadas pelos alunos. O estudo desses dados ocorreu a partir da análise de conteúdo e evidenciou um caráter dinâmico e relacional, tendo em vista que algumas atividades acabam estimulando e incentivando o trabalho de certas práticas epistêmicas em detrimento de outras, além das diferentes concepções dos estudantes sobre o fenômeno das fases da Lua.

Keywords : Alfabetização científica; Ensino de astronomia; Práticas epistêmicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )