SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The Moon in the classroom: investigating epistemic practices in Astronomy teachingEducational collaboration: a methodological proposal for teaching and research based on pedagogical robotics, genetic epistemology and liberating education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ZORZIN, Juliana Pereira  and  SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Contribuições de uma prática formativa envolvendo o software GeoGebra para professores e professoras que ensinam matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22026.  Epub July 28, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220026.

Destacamos resultados de uma pesquisa que buscou compreender as contribuições para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de seu engajamento em uma ação formativa voltada ao uso do software GeoGebra no ensino de geometria, em uma escola localizada em Minas Gerais. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, os dados foram produzidos a partir da observação participante, utilizando-se dos instrumentos caderno de campo, videogravações das etapas de planejamento e desenvolvimento de atividades e entrevistas semiestruturadas. Para análise e organização dos dados, utilizamos a análise de conteúdo categorial. Os resultados indicam que, a partir da prática formativa, os saberes docentes foram moldados, ampliando dessa maneira, os saberes da disciplina, da experiência social e das relações pessoais, associando teoria e prática, nesse saber-fazer. Destacamos ainda, evidências de que essa ampliação e mobilização de saberes favoreceu a incorporação do GeoGebra no repertório didático dos participantes.

Keywords : Ensino de matemática; Geometria; Ensino fundamental; Tecnologia educacional; GeoGebra; Formação continuada do professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )