SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Contribuições de uma prática formativa envolvendo o software GeoGebra para professores e professoras que ensinam matemática dos anos iniciais do Ensino FundamentalAs lutas políticas da Educação Ambiental nas universidades brasileiras: provocações à governamentalidade neoliberal no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PINHEIRO, Ricardo Silvério Gomes  e  SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22027.  Epub 13-Ago-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220027.

Este artigo discute diferentes significados de colaboração e cooperação com base em conceitos piagetianos e freireanos, entre outros. Apresentamos também uma proposta de ressignificação desses termos na educação, que resultou em dois processos: colaboração educativa e cooperação educativa. Combinando colaboração educativa com robótica pedagógica, estudantes universitários e um professor partiram do contexto da construção civil para projetarem um robô, que pudesse identificar corrosão eletroquímica em estruturas de concreto. Duas categorias emergiram desse processo (dúvidas e sugestões) e foram analisadas em sua forma e conteúdo por um método de pesquisa proposto em três etapas, fundamentadas na colaboração educativa: razão hierárquica, razão categórica e análise qualitativa subcategórica. A colaboração educativa culminou em aprendizagem colaborativa, demonstrando ser um método de ensino contextualizado em que há participação ativa dos alunos. A aprendizagem colaborativa foi evidenciada pela construção conjunta de conhecimentos para confeccionar o robô, sendo resultado do reequilíbrio entre fatores individuais e sociais.

Palavras-chave : Colaboração educativa; Aprendizagem colaborativa; Robótica pedagógica; Epistemologia genética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )