SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Educational collaboration: a methodological proposal for teaching and research based on pedagogical robotics, genetic epistemology and liberating educationAn oríkì of my old orixá: the dialogues between science and art in the work of Gilberto Gil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

HENNING, Paula Corrêa  and  FERRARO, José Luís Schifino. As lutas políticas da Educação Ambiental nas universidades brasileiras: provocações à governamentalidade neoliberal no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22028.  Epub Aug 13, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220028.

O artigo problematiza um acontecimento discursivo caro ao campo da Educação Ambiental (EA): a configuração da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Com as lentes foucaultianas, o estudo mira as estratégias de governamento neoliberal que dão rosto a essa nova proposta educacional. Aqui, fizemos dois movimentos: o primeiro, que se refere a discutir sobre o aparecimento da EDS e suas redes capilares que se fortalecem enquanto biopolíticas tratadas no interior de uma governamentalidade neoliberal; o segundo, que problematiza a luta política de pesquisadores/as brasileiros/as a respeito da chegada da EDS e do esmaecimento da EA nas políticas públicas atuais. O neoliberalismo, investindo em consumidores, ensina-nos, agora, a consumir o desenvolvimento sustentável. Esse embate não se dá sem resistências que se refletem como campo epistemológico e político. É sobre a produção dessas lutas e desses tensionamentos que esse artigo trata.

Keywords : Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Políticas públicas; Biopolítica; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )