SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28As lutas políticas da Educação Ambiental nas universidades brasileiras: provocações à governamentalidade neoliberal no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentávelAprendendo vermicompostagem: o uso de jogos digitais na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

VILAR, Artur Batista; RAMOS, Kim Silva  e  BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição de Almeida. Um oríkì do meu velho orixá: os diálogos entre ciência e arte na obra de Gilberto Gil. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22029.  Epub 13-Ago-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220029.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa baseada na produção de Gilberto Gil, com destaque para uma análise sobre a presença da ciência e da tecnologia em sua vida e obra. Parte dessa investigação foi embasada em letras, biografia, livros e publicações em suas redes sociais. Utilizamos, também, um conjunto de elementos e informações extraídas de uma entrevista concedida por Gilberto Gil, de maneira remota. Além dos diálogos possíveis da ciência com a arte, também discutimos de que maneira a ciência e a tecnologia se comunicam com outros campos do saber. Fazemos, também, uma avaliação da percepção que os jovens em idade escolar têm da figura de Gilberto Gil, de forma a verificar se o artista é conhecido pelo público para o qual estamos direcionando nosso trabalho e sugerindo suas futuras aplicações.

Palavras-chave : Gilberto Gil; Ciência e arte; Ciência e tecnologia; Ensino de física; Cultura e educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )