SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28An oríkì of my old orixá: the dialogues between science and art in the work of Gilberto GilSchool alienation from the perspective of objectification theory: looking at Science teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ICHIBA, Rafaela Bruno  and  BONZANINI, Taitiany Kárita. Aprendendo vermicompostagem: o uso de jogos digitais na educação infantil. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22031.  Epub Aug 13, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220031.

Tem-se como objetivo apresentar um jogo didático digital, voltado à Educação Infantil, com o tema vermicompostagem, discutindo os limites e possibilidades de uso à promoção da Educação Ambiental. O material é produto de uma dissertação de mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais, produzido no decorrer dos anos de 2020/2021. Para a acurácia em relação à potencialidade do jogo, este foi testado por profissionais de uma escola municipal da cidade de São Carlos-SP, atuantes na Educação Infantil. Como possibilidades do material, os participantes apontaram o caráter educativo e lúdico para ser utilizado com crianças pequenas. Já os limites identificados se relacionam à configuração do jogo como instrumento avaliativo; alguns professores demonstraram desconforto em avaliar as aprendizagens infantis. O material produzido pode fomentar as discussões sobre avaliação formativa na Educação Infantil, sugerindo formas de realizar diagnóstico de aprendizagens sem que isso descaracterize os objetivos dessa etapa da escolarização.

Keywords : Educação infantil; Educação ambiental; Jogos digitais; Avaliação da aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )