SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Um oríkì do meu velho orixá: os diálogos entre ciência e arte na obra de Gilberto GilA alienação escolar na perspectiva da teoria da objetivação: um olhar para o Ensino de Ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ICHIBA, Rafaela Bruno  y  BONZANINI, Taitiany Kárita. Aprendendo vermicompostagem: o uso de jogos digitais na educação infantil. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22031.  Epub 13-Ago-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220031.

Tem-se como objetivo apresentar um jogo didático digital, voltado à Educação Infantil, com o tema vermicompostagem, discutindo os limites e possibilidades de uso à promoção da Educação Ambiental. O material é produto de uma dissertação de mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais, produzido no decorrer dos anos de 2020/2021. Para a acurácia em relação à potencialidade do jogo, este foi testado por profissionais de uma escola municipal da cidade de São Carlos-SP, atuantes na Educação Infantil. Como possibilidades do material, os participantes apontaram o caráter educativo e lúdico para ser utilizado com crianças pequenas. Já os limites identificados se relacionam à configuração do jogo como instrumento avaliativo; alguns professores demonstraram desconforto em avaliar as aprendizagens infantis. O material produzido pode fomentar as discussões sobre avaliação formativa na Educação Infantil, sugerindo formas de realizar diagnóstico de aprendizagens sem que isso descaracterize os objetivos dessa etapa da escolarização.

Palabras clave : Educação infantil; Educação ambiental; Jogos digitais; Avaliação da aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )