SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Learning vermicomposting: the use of digital games in child educationThe role of historical context in understanding DNA as hereditary material in Biology textbooks, using Fleck’s epistemology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BRIZUENA, Tânia Mara Dias Gonçalves; PLACA, Jaqueline Santos Vargas  and  GOBARA, Shirley Takeco. A alienação escolar na perspectiva da teoria da objetivação: um olhar para o Ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22030.  Epub Sep 15, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220030.

O presente estudo teórico tem como objetivo apresentar e discutir o conceito de alienação educacional na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO), uma teoria de ensino e aprendizagem proposta nos anos 1990. Inspirada no materialismo dialético e na escola de pensamento de Vygotsky, busca romper com as concepções tradicionais e individualistas de ensino adotadas nas escolas. Para compreender o significado de alienação na perspectiva da TO discutem-se os conceitos centrais dessa teoria: saber, conhecimento e aprendizagem. Por meio da atividade, ou labor conjunto, o saber é colocado em movimento e o ser é transformado, superando as situações de alienação. O estudo contribui para a reflexão sobre a alienação educacional que ainda é muito comum no contexto escolar atual e sugere a TO como possibilidade para romper com os modelos racionalistas de educação que a sustentam.

Keywords : Ensino de ciências; Processo de ensino e aprendizagem; Alienação educacional; Teoria da objetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )