SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Aprendendo vermicompostagem: o uso de jogos digitais na educação infantilA presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BRIZUENA, Tânia Mara Dias Gonçalves; PLACA, Jaqueline Santos Vargas  e  GOBARA, Shirley Takeco. A alienação escolar na perspectiva da teoria da objetivação: um olhar para o Ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22030.  Epub 15-Set-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220030.

O presente estudo teórico tem como objetivo apresentar e discutir o conceito de alienação educacional na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO), uma teoria de ensino e aprendizagem proposta nos anos 1990. Inspirada no materialismo dialético e na escola de pensamento de Vygotsky, busca romper com as concepções tradicionais e individualistas de ensino adotadas nas escolas. Para compreender o significado de alienação na perspectiva da TO discutem-se os conceitos centrais dessa teoria: saber, conhecimento e aprendizagem. Por meio da atividade, ou labor conjunto, o saber é colocado em movimento e o ser é transformado, superando as situações de alienação. O estudo contribui para a reflexão sobre a alienação educacional que ainda é muito comum no contexto escolar atual e sugere a TO como possibilidade para romper com os modelos racionalistas de educação que a sustentam.

Palavras-chave : Ensino de ciências; Processo de ensino e aprendizagem; Alienação educacional; Teoria da objetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )