SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28School alienation from the perspective of objectification theory: looking at Science teachingFostering communities of practice among in-service Science Education teachers: a proposition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BEVILAQUA, Vanessa Rezende; FRANCO, Fernando Faria  and  SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22032.  Epub Sep 15, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220032.

Neste trabalho realizamos uma análise documental em livros didáticos usados no ensino médio brasileiro para avaliar como é apresentado o contexto histórico sobre a descrição da transformação bacteriana, que consiste em um episódio histórico importante para o reconhecimento do DNA como molécula hereditária. Além disso, utilizamos a epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) para análise dessa contextualização. Apenas quatro dentre os dez livros analisados apresentaram o episódio de transformação bacteriana. Com relação à análise epistemológica, detectamos que a contextualização histórica apresentada nesses quatro livros algumas vezes está descrita de forma descontextualizada e linear, impossibilitando o aluno vislumbrar a ciência como uma produção humana e coletiva, bem como os aspectos sociais que caracterizam a forma de produção do conhecimento científico segundo o pensamento de Fleck, tais como: estilos de pensamento, circulação de ideias, complicações, transformações, e coerção do pensamento hegemônico da área.

Keywords : Ensino de biologia; Livro didático; Transformação bacteriana; Filosofia da ciência; Ludwik Fleck.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )