SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A alienação escolar na perspectiva da teoria da objetivação: um olhar para o Ensino de CiênciasCultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

BEVILAQUA, Vanessa Rezende; FRANCO, Fernando Faria  y  SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22032.  Epub 15-Sep-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220032.

Neste trabalho realizamos uma análise documental em livros didáticos usados no ensino médio brasileiro para avaliar como é apresentado o contexto histórico sobre a descrição da transformação bacteriana, que consiste em um episódio histórico importante para o reconhecimento do DNA como molécula hereditária. Além disso, utilizamos a epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) para análise dessa contextualização. Apenas quatro dentre os dez livros analisados apresentaram o episódio de transformação bacteriana. Com relação à análise epistemológica, detectamos que a contextualização histórica apresentada nesses quatro livros algumas vezes está descrita de forma descontextualizada e linear, impossibilitando o aluno vislumbrar a ciência como uma produção humana e coletiva, bem como os aspectos sociais que caracterizam a forma de produção do conhecimento científico segundo o pensamento de Fleck, tais como: estilos de pensamento, circulação de ideias, complicações, transformações, e coerção do pensamento hegemônico da área.

Palabras clave : Ensino de biologia; Livro didático; Transformação bacteriana; Filosofia da ciência; Ludwik Fleck.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )