SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckianaOficinas de ciência e tecnologia como estratégia pedagógica para a educação científica de estudantes do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, Douglas Grando de; ARAUJO, Ives Solano  e  VEIT, Eliane Angela. Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22033.  Epub 15-Set-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220033.

A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.

Palavras-chave : Integração universidade-educação básica; Ensino de ciências; Comunidades de prática; Formação continuada do professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )