SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma propostaIndícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SANTOS, Marcos Miranda  y  SA-SILVA, Jackson Ronie. Oficinas de ciência e tecnologia como estratégia pedagógica para a educação científica de estudantes do ensino fundamental. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22035.  Epub 15-Sep-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220035.

Este estudo visa analisar a eficiência de oficinas científicas e, consequentemente, da pedagogia investigativa na aprendizagem de estudantes do ensino fundamental. O desempenho de 20 participantes de oficinas de ciências foi avaliado durante o desenvolvimento de 24 projetos de ciências no segundo semestre de 2019. A pontuação de cada um deles foi submetida a análise estatística para verificar diferenças significativas entre os meses. Observou-se que o desempenho dos estudantes aumentou significativamente entre o primeiro e último mês da oficina. As oficinas geraram conhecimentos que, de forma espectral e capilar, são socializados com outros sujeitos por meio dos discursos dos participantes. Assim, constroem-se novas possibilidades de educar pela pesquisa, enquanto são desconstruídos representações e conceitos enviesados, como aqueles atualmente disseminados pela lógica negacionista que tem se instalado na sociedade.

Palabras clave : Ensino fundamental; Educação científica; Educação pela pesquisa; Técnica de aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )