SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Science and technology workshops as a pedagogical strategy for teaching science in elementary schoolsHumans-with-Media (HwM), according to post-graduate students of Math and Science Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Gabriel dos Santos e  and  BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22036.  Epub Sep 15, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220036.

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases em uma turma de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina. A prova analisada neste artigo continha 25 questões envolvendo conteúdos referentes à ementa da disciplina Geometria e Desenho, resolvidas em oito fases. Em cada data, os estudantes podiam resolver questões ou refazê-las, corrigi-las, completá-las, apagar trechos, apagar completamente resoluções apresentadas em fase anterior. Para a análise, foram apresentadas produções escritas e uma discussão a respeito de indícios de interatividade suscitados pela análise dessas produções em duas questões desse instrumento. Pode-se afirmar que a comunicação entre os estudantes se deu ao ensinar um ao outro o procedimento de resolução de alguma questão e ao levar alguns estudantes a refletir em suas respostas. Por conseguinte, os estudantes puderam conhecer conteúdos não trabalhados pelo professor e tiveram a oportunidade de repensar suas conclusões, analisando-as.

Keywords : Educação matemática; Ensino superior; Avaliação escolar; Interatividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )