SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Oficinas de ciência e tecnologia como estratégia pedagógica para a educação científica de estudantes do ensino fundamentalConstruto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVA, Gabriel dos Santos e  e  BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22036.  Epub 15-Set-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220036.

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases em uma turma de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina. A prova analisada neste artigo continha 25 questões envolvendo conteúdos referentes à ementa da disciplina Geometria e Desenho, resolvidas em oito fases. Em cada data, os estudantes podiam resolver questões ou refazê-las, corrigi-las, completá-las, apagar trechos, apagar completamente resoluções apresentadas em fase anterior. Para a análise, foram apresentadas produções escritas e uma discussão a respeito de indícios de interatividade suscitados pela análise dessas produções em duas questões desse instrumento. Pode-se afirmar que a comunicação entre os estudantes se deu ao ensinar um ao outro o procedimento de resolução de alguma questão e ao levar alguns estudantes a refletir em suas respostas. Por conseguinte, os estudantes puderam conhecer conteúdos não trabalhados pelo professor e tiveram a oportunidade de repensar suas conclusões, analisando-as.

Palavras-chave : Educação matemática; Ensino superior; Avaliação escolar; Interatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )