SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Evidences of interactivity in the application of a written test in phasesCognitive skills as predictors of elementary students’ understanding of arithmetic concepts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SANTOS, Ariwilson Gomes dos; MAIA, Anderson Madson Oliveira  and  SOUTO, Daise Lago Pereira. Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22034.  Epub Sep 26, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220034.

Com o objetivo de investigar as ancoragens das Representações Sociais (RS) do construto Seres-Humanos-com-mídias por um grupo de pós-graduandos da área de Educação Matemática e Científica, utilizamos questionários para compreender as evocações e ideias dos sujeitos, compartilhadas em uma disciplina ministrada virtualmente em momentos síncronos e assíncronos, seguindo diretrizes do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em um programa de pós-graduação stricto sensu. Na construção teórica discutem-se temas que relacionam seres humanos e tecnologias (mídias) em condições recíprocas de influência, em que um modifica/perpassa o outro no processo de produção de conhecimento, o qual é destacado pelo ‘pensar com’. Para tanto, pesquisamos elementos constitutivos destas RS emergentes nas evocações, a partir das ancoragens. Colhemos algumas respostas, que foram analisadas com base no discurso do sujeito coletivo (DSC). Após análises constatamos que o construto SHCM está constituído por duas grandes ideias/noções: o utilitarismo e a suplementação das capacidades humanas e a simbiose entre atores humanos e não humanos.

Keywords : Ensino de matemática; Representação social; Processo de ensino-aprendizagem; Tecnologia educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )