SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-FasesHabilidades cognitivas como preditoras da compreensão conceitual da Aritmética de alunos de anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SANTOS, Ariwilson Gomes dos; MAIA, Anderson Madson Oliveira  e  SOUTO, Daise Lago Pereira. Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22034.  Epub 26-Set-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220034.

Com o objetivo de investigar as ancoragens das Representações Sociais (RS) do construto Seres-Humanos-com-mídias por um grupo de pós-graduandos da área de Educação Matemática e Científica, utilizamos questionários para compreender as evocações e ideias dos sujeitos, compartilhadas em uma disciplina ministrada virtualmente em momentos síncronos e assíncronos, seguindo diretrizes do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em um programa de pós-graduação stricto sensu. Na construção teórica discutem-se temas que relacionam seres humanos e tecnologias (mídias) em condições recíprocas de influência, em que um modifica/perpassa o outro no processo de produção de conhecimento, o qual é destacado pelo ‘pensar com’. Para tanto, pesquisamos elementos constitutivos destas RS emergentes nas evocações, a partir das ancoragens. Colhemos algumas respostas, que foram analisadas com base no discurso do sujeito coletivo (DSC). Após análises constatamos que o construto SHCM está constituído por duas grandes ideias/noções: o utilitarismo e a suplementação das capacidades humanas e a simbiose entre atores humanos e não humanos.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Representação social; Processo de ensino-aprendizagem; Tecnologia educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )