SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e CientíficaEstudo investigativo do domínio dos professores sobre a tríade do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico: uma análise das aulas de Química durante a pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

NOGUES, Camila Peres  e  DORNELES, Beatriz Vargas. Habilidades cognitivas como preditoras da compreensão conceitual da Aritmética de alunos de anos iniciais. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22037.  Epub 26-Set-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220037.

O raciocínio quantitativo é uma habilidade fundamental para o desempenho matemático, pois envolve a compreensão conceitual das operações matemáticas. Este estudo se propôs a investigar o papel das habilidades cognitivas como precursoras da compreensão conceitual da aritmética. Participaram 127 alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, os quais foram testados em duas habilidades de domínio geral: memória de trabalho e consciência fonêmica, e em duas habilidades de domínio específico: transcodificação numérica e estimativa numérica. Além disso, a compreensão conceitual dos alunos foi avaliada por meio de uma tarefa de raciocínio quantitativo. A partir de uma análise de regressão múltipla, os resultados indicam que memória de trabalho, transcodificação numérica e estimativa numérica influenciam o desempenho no raciocínio quantitativo. Esses resultados corroboram a importância de estimular essas habilidades desde primeiros anos da escola para prevenir dificuldades e auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem da aritmética conceitual pelas crianças.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Raciocínio matemático; Aritmética; Formação de conceitos; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )