SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Cognitive skills as predictors of elementary students’ understanding of arithmetic conceptsIs it possible to rehabilitate empiricism in Science Teaching? Pragmatic virtue from the anti-realist perspective of Bas van Fraassen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CLEOPHAS, Maria das Graças  and  BEDIN, Everton. Estudo investigativo do domínio dos professores sobre a tríade do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico: uma análise das aulas de Química durante a pandemia. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22038.  Epub Sep 29, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220038.

A mudança para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia trouxe consigo desafios tecnológicos para professores, e gerou um campo frutífero para pesquisas que discutam a remodelagem das práticas de ensino, além de investigações sobre os modos de como o ensino vem sendo ofertado. Este artigo descreve as percepções de um grupo de alunos sobre as práticas de seus professores na pandemia, enfatizando as habilidades e as competências em relação ao Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC). Para tanto, 324 estudantes avaliaram como os seus professores dominavam a tríade relacional do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico em suas aulas. Foi utilizada uma investigação quantitativa por meio da pesquisa Survey e a interpretação dos dados ocorreu pelo método estatístico de cunho dedutivo. Os resultados apontam para a necessidade orientadora das práticas docentes e aperfeiçoamento pedagógico para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas quando integradas aos objetivos pedagógicos e aos conteúdos científicos da ciência química.

Keywords : Ensino de química; Educação a distância; Conhecimentos tecnológicos; Prática docente.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )