SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Estudo investigativo do domínio dos professores sobre a tríade do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico: uma análise das aulas de Química durante a pandemiaRevisión y revalorización del concepto de obstáculo epistemológico para la enseñanza de las Ciencias Naturales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MACHADO, Juliana  y  RODRIGUES, Marcelo Gonzaga. É possível reabilitar o empirismo no Ensino de Ciências? Virtude pragmática sob a ótica antirrealista de Bas van Fraassen. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22039.  Epub 26-Sep-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220039.

Examinamos aspectos da falência do ideal positivista na Ciência e de sua associação com o empirismo, particularmente no contexto do ensino de ciências. Argumentamos, contra uma pressuposição comum neste contexto, que o empirismo não é necessariamente associado ao positivismo. Para isso, apresentamos como contraexemplo a concepção epistemológica antirrealista do filósofo holandês Bas C. van Fraassen: o empirismo construtivo. Destacamos, na obra do autor, sua concepção pragmática da explicação e apontamos possíveis contribuições de suas ideias ao ensino. A partir desse referencial, mostramos que a desmistificação da ciência como verdade é um ideal compatível com o empirismo e que a atribuição de sentido ao conhecimento científico não requer aceitá-lo como verdadeiro.

Palabras clave : Ensino de ciências; Epistemologia; Empirismo; Positivismo; Pragmatismo; Bas C. van Fraassen.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )