SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Revisión y revalorización del concepto de obstáculo epistemológico para la enseñanza de las Ciencias NaturalesA literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUSA, Luciana Pereira de  e  TOMAZ, Vanessa Sena.Eu fiquei horrorizada...”: mudanças na atividade de trabalho de professoras que ensinam Matemática frente à realidade local do trabalho infantil. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22041.  Epub 13-Out-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220041.

Este artigo analisa mudanças na Atividade de trabalho de professoras dos anos iniciais de uma escola na cidade de Palmas, estado do Tocantins, quando ensinam matemática em um projeto sobre trabalho infantil. A pesquisa foi desenvolvida por meio de observação participante de reuniões pedagógicas e de aulas, além de entrevistas. A análise, baseada na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, revelou tensões na Atividade quando as professoras redirecionaram suas ações no andamento do Projeto Escravo Nunca Mais, para conscientizar as crianças sobre o problema do trabalho infantil na região. No enfrentamento das tensões, percebem-se mudanças na Atividade, sendo uma delas o uso de conteúdos de matemática, fazendo a mediação das ações das professoras. No âmbito do projeto, o foco do ensino de matemática muda, passando a conciliar dimensões socioculturais e políticas dos conteúdos com a preparação para as avaliações externas.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Ensino das séries iniciais; Teoria da atividade histórico-cultural; Trabalho infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )