SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28“I was terrified...”: changes in Mathematics teachers’ work when faced with the local reality of child laborLearning as an affectation of the body: initial approaches to the study of scientific communication practices for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VALERO, Rafaela  and  MASSI, Luciana. A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22042.  Epub Oct 13, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220042.

Alguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos.

Keywords : Ensino de ciências; Motivação para aprendizagem; Ciência e literatura; Materialismo histórico-dialético; Psicologia histórico-cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )