SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de LeontievEstado da Arte de pesquisas sobre a Educação em Cosmologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, Ludmila Olandim de; COUTINHO, Francisco Ângelo; VIANA, Gabriel Menezes  e  REIS, Débora D’Ávila. A aprendizagem enquanto afetação do corpo: primeiras aproximações ao estudo de práticas de divulgação científica para o público infantil. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22043.  Epub 13-Out-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220043.

Este trabalho visa a contribuir com a discussão sobre a aprendizagem enquanto afetação do corpo, a partir da análise das práticas de divulgação científica com crianças de cinco e seis anos no âmbito do projeto de extensão Universidade das Crianças da Universidade Federal de Minas Gerais. Como repertório teórico-metodológico e analítico, explorou-se a Teoria Ator-Rede. As análises realizadas deram visibilidade a uma aprendizagem que se dá não enquanto processo individual e mental, mas que emerge das relações; um processo centrado não apenas na racionalidade, mas também na potência dos corpos de se afetarem, de se sensibilizarem para as diferenças. Ao final, conclui-se que, a partir dessa perspectiva de aprendizagem, o objetivo da divulgação científica com crianças passa a ser menos a difusão de conceitos, e mais a construção de corpos sensíveis, que se deslocam, se transformam e se descobrem enquanto produtores de conhecimento.

Palavras-chave : Divulgação científica; Educação infantil; Teoria ator-rede; Projeto de extensão universitária; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )