SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A aprendizagem enquanto afetação do corpo: primeiras aproximações ao estudo de práticas de divulgação científica para o público infantilA matemática dos contos de fadas: a construção do conceito de correspondência a partir da contação de histórias infantis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

GONCALVES, Paula Cristina da Silva; HORVATH, Jorge Ernesto  e  BRETONES, Paulo Sergio. Estado da Arte de pesquisas sobre a Educação em Cosmologia. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22044.  Epub 13-Out-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220044.

Apresenta-se o Estado da Arte de teses, dissertações, artigos e atas de eventos sobre Educação em Cosmologia. Recupera-se e analisa-se 199 trabalhos nas bases consultadas, distribuídos em um período de aproximadamente 40 anos. As pesquisas foram classificadas de acordo com Ano, Tipo de publicação, Conteúdos de Cosmologia, Foco Temático Educacional e Nível Educacional abordado. Os resultados mostram que a maior parte das investigações se dedica ao Ensino Médio, explana questões sobre Relatividade Geral, Gravitação e outros desenvolvimentos relacionados, como a Relatividade Restrita e a Origem do Universo. O Foco Temático Educacional mais incidente é Conteúdo e Método, ou seja, pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos. Lacunas são indicadas com a pretensão de contribuir com o desenvolvimento da área.

Palavras-chave : Cosmologia; Estado do conhecimento; Ensino de Astronomia; Sistematização do conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )