SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The State-of-the-art in Cosmology Education researchThe dune landscape as a central axis for teaching Geosciences in basic education in coastal areas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CUNHA, Aline Vieira da  and  MONTOITO, Rafael. A matemática dos contos de fadas: a construção do conceito de correspondência a partir da contação de histórias infantis. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22045.  Epub Oct 28, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220045.

O objetivo do presente artigo é discutir a possibilidade de desenvolver o processo mental de correspondência, fundamental para a construção do conceito de número, a partir da contação de histórias dos Contos Clássicos. O artigo se divide em três partes: na primeira, o texto discorre sobre as contribuições das inter-relações entre Literatura e Matemática para o ensino da Matemática; na segunda é discutida a importância do desenvolvimento dos processos mentais na construção do conceito de número; na terceira é apontado como o processo mental de correspondência pode ser desenvolvido através dos Contos Clássicos, a que se acrescentam exemplos de atividades para elucidar a discussão. As atividades propostas são voltadas para os anos finais da Educação Infantil e podem ser replicadas ou adaptadas pelo professor, já que esse texto visa auxiliar os que desejam dirigir um olhar matemático aos Clássicos Infantis.

Keywords : Educação infantil; Ensino de matemática; Literatura infantil; Processo mental; Conceito de número.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )