SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The mathematics of fairy tales: constructing the concept of correspondence by telling children’s storiesAn evaluation of the technological integration of Biology teachers’ teaching plans in training based on the TPACK model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Cláudia Patrícia Araújo e  and  SOUZA, Raquel Franco de. A paisagem dunar como eixo central para o ensino de Geociências na Educação Básica em áreas litorâneas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22046.  Epub Oct 28, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220046.

Estudos apontam que, mesmo no Ensino Fundamental I, os conteúdos de Geociências estão presentes em disciplinas como Ciências e Geografia, embora, muitas vezes, não sejam reconhecidos como geocientíficos, resultando em um ensino descontextualizado. Reconhecendo a importância desse objeto, o objetivo deste estudo foi, a partir da verificação dos conteúdos de Geociências abordados no Ensino Fundamental I em uma escola pública, propor um tema estruturante a partir do contexto geológico do município. Para tal, foram compiladas informações de pesquisas que investigaram os conteúdos de Geociências em livros de Ciências e Geografia usados no município e, como resultado, observou-se que esses conteúdos representam 16,44% nesse ciclo do ensino, sendo mais expressivos a partir do 3º ano do ensino fundamental I. A paisagem foi identificada como passível de articulação com os demais assuntos geocientíficos. Assim, conforme o contexto estudado, propõe-se utilizar a paisagem dunar como possibilidade integradora de conteúdos de Geociências.

Keywords : Ensino de geociências; Ensino fundamental; Livro didático; Dunas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )