SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A matemática dos contos de fadas: a construção do conceito de correspondência a partir da contação de histórias infantisAvaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVA, Cláudia Patrícia Araújo e  e  SOUZA, Raquel Franco de. A paisagem dunar como eixo central para o ensino de Geociências na Educação Básica em áreas litorâneas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22046.  Epub 28-Out-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220046.

Estudos apontam que, mesmo no Ensino Fundamental I, os conteúdos de Geociências estão presentes em disciplinas como Ciências e Geografia, embora, muitas vezes, não sejam reconhecidos como geocientíficos, resultando em um ensino descontextualizado. Reconhecendo a importância desse objeto, o objetivo deste estudo foi, a partir da verificação dos conteúdos de Geociências abordados no Ensino Fundamental I em uma escola pública, propor um tema estruturante a partir do contexto geológico do município. Para tal, foram compiladas informações de pesquisas que investigaram os conteúdos de Geociências em livros de Ciências e Geografia usados no município e, como resultado, observou-se que esses conteúdos representam 16,44% nesse ciclo do ensino, sendo mais expressivos a partir do 3º ano do ensino fundamental I. A paisagem foi identificada como passível de articulação com os demais assuntos geocientíficos. Assim, conforme o contexto estudado, propõe-se utilizar a paisagem dunar como possibilidade integradora de conteúdos de Geociências.

Palavras-chave : Ensino de geociências; Ensino fundamental; Livro didático; Dunas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )