SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The dune landscape as a central axis for teaching Geosciences in basic education in coastal areasIn/exclusion processes for students with disabilities in times of the Covid syndemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUZA, André Henrique Silva; SALVADOR, Daniel Fábio  and  LUZ, Mauricio Roberto Motta Pinto da. Avaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPC. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22047.  Epub Oct 28, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220047.

Em uma disciplina on-line que usou como referencial o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo do professor (CTPC, em inglês, TPACK), licenciandos criaram planos de ensino com integração de tecnologias. Os planos foram avaliados por meio de uma rubrica de mensuração de integração tecnológica e os resultados mostram que os estudantes conseguiram satisfatoriamente integrar tecnologias nos planos de ensino, com pontuação próxima do escore médio encontrado em outros estudos. Foram investigadas as características dos estudantes, que poderiam afetar a boa integração de tecnologias nos planos de ensino. Houve diferença significativa (p<0,05) apenas na comparação dos escores de integração tecnológica dos participantes com ou sem outra graduação. Conclui-se que a disciplina embasada pelo referencial CTPC foi a principal influência para o bom desempenho dos professores em formação desse estudo, ao integrar tecnologias em planos de ensino para aulas de biologia e ciências.

Keywords : Formação inicial do professor; Ensino de biologia; Plano de ensino; Inovações tecnológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )