SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A paisagem dunar como eixo central para o ensino de Geociências na Educação Básica em áreas litorâneasProcessos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, André Henrique Silva; SALVADOR, Daniel Fábio  e  LUZ, Mauricio Roberto Motta Pinto da. Avaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPC. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22047.  Epub 28-Out-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220047.

Em uma disciplina on-line que usou como referencial o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo do professor (CTPC, em inglês, TPACK), licenciandos criaram planos de ensino com integração de tecnologias. Os planos foram avaliados por meio de uma rubrica de mensuração de integração tecnológica e os resultados mostram que os estudantes conseguiram satisfatoriamente integrar tecnologias nos planos de ensino, com pontuação próxima do escore médio encontrado em outros estudos. Foram investigadas as características dos estudantes, que poderiam afetar a boa integração de tecnologias nos planos de ensino. Houve diferença significativa (p<0,05) apenas na comparação dos escores de integração tecnológica dos participantes com ou sem outra graduação. Conclui-se que a disciplina embasada pelo referencial CTPC foi a principal influência para o bom desempenho dos professores em formação desse estudo, ao integrar tecnologias em planos de ensino para aulas de biologia e ciências.

Palavras-chave : Formação inicial do professor; Ensino de biologia; Plano de ensino; Inovações tecnológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )