SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28An evaluation of the technological integration of Biology teachers’ teaching plans in training based on the TPACK modelFolk science, science communication and Science Education: elements of circulation and textualization of scientific knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LOCKMANN, Kamila  and  KLEIN, Rejane Ramos. Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22048.  Epub Oct 28, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220048.

Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes.

Keywords : Inclusão escolar; Deficiência; Práticas pedagógicas; Pandemia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )